07/03/2001

Município lança o Programa Saúde da Família

Foi lançado, no último dia 5, no Centro Cultural São Paulo, o Programa Saúde da Família, uma das prioridades do governo de Marta Suplicy na área da saúde.

O Programa marca o retorno da cidade ao SUS – Sistema Único de Saúde – interrompido há 8 anos, na gestão de Paulo Maluf, e visa a integração das esferas municipal, estadual e federal para oferecer atendimento de qualidade à saúde da população.

Composto por equipes formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários, o Programa Saúde da Família tem por objetivo estabelecer contato direto das equipes com a comunidade, identificando os problemas e procurando resolvê-los na própria comunidade. Só os casos mais graves ou que necessitem de exames complementares serão encaminhados aos serviços hospitalares.

Segundo a prefeita Marta Suplicy, serão contratados no primeiro ano 5248 agentes comunitários de saúde, sendo que a meta é chegar a mais de 10 mil agentes até o final do seu mandato. Cada agente de saúde será responsável pelo acompanhamento constante de 200 famílias.

O governo estadual já desenvolve na capital, através do Projeto Qualis, o Programa Saúde da Família, atuando principalmente nas zonas norte e leste da cidade. São 165 equipes atendendo a cerca de 700 mil pessoas, principalmente das zonas norte e leste da cidade.

Participaram da cerimônia a prefeita Marta Suplicy, o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Jorge, o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, o Secretário Estadual da Saúde, José da Silva Guedes, o deputado estadual Roberto Gouveia, a deputada federal Luisa Erundina e, representando o ministro da Saúde, José Serra, o secretário de Políticas de Saúde, Cláudio Duarte.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.