28/07/2003

O maestro Martinho Lutero volta para reger ´´Membra Jesu Nostri´´

Regente do Coral Cantosospeso, em Milão, o maestro Martinho Lutero está de volta a São Paulo onde apresenta-se com o Coral Paulistano e Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica Municipal, ambos do Teatro Municipal de São Paulo. Os concertos acontecem em 1º de agosto (Teatro Municipal de São Paulo - 21h00); 5 de agosto (Mosteiro de São Bento - 20h30) e 6 de agosto (Theatro São Pedro - 20h30).
Lutero regerá a obra " MEMBRA JESU NOSTRI " - Ciclo de cantatas do compositor barroco alemão Dietrich Buxtehude ( 1637-1707 ). Conta a história da música, que o jovem J.S.Bach deixou sua cidade natal e percorreu mais de 300 Km, a pé, para ouvir o maior organista de sua época ,que viria a ser mais tarde o seu grande mestre : Dietrich Buxtehude.
Grande compositor, encoberto pela exarcebada fama de seus alunos - entre eles o grande J.S. Bach - Buxtehude ficou mais conhecido como compositor de música para órgão. Recentemente a Europa descobriu e resolveu tornar pública a grande obra vocal deste magnífico compositor do período barroco alemão.
Nascido em 1637, em território que hoje pertence à Dinamarca, foi mestre de capela e organista da Catedral de Lübeck, transformando esta pequena cidade num dos principais centros musicais da sua época. Criou as "abendmusik", saraus vespertinos de música de câmara, que dirigiu até sua morte em 1707. Buxtehude compôs uma infinidade de cantatas para coro, tanto em alemão como exigia a nova liturgia protestante, quanto em latim conforme a velha tradição romana. Merece especial atenção o ciclo de cantatas "Membra Jesu Nostri".
Obra-prima deste compositor, é um ciclo de sete cantatas que descreve de modo quase realístico as sete partes laceradas do corpo de Cristo no calvário da cruz. Começando pelos pés ( I Cantata ), descreve a violência dos cravos que quebrantam os ossos divinos; passando pelos joelhos ( II Cantata ), doloridos pelo peso da cruz; chegando às mãos ( III Cantata ), onde o autor pergunta : "Que chagas são essas no meio das tuas mãos ?". Segue depois cantando e descrevendo o lado (IV Cantata ) ferido pela lança do soldado passando pelo peito ( V Cantata ), chegando ao lacerado coração(VI Cantata).E finalmente a face ( VII Cantata ) ferida pela coroa de espinhos fecha o ciclo de cantatas com um imponente "Amen". MEMBRA JESU NOSTRI Os membros de Nosso Senhor Jesus Cristo 1. Os pés Ad Pedes 2. Os joelhos Ad genua 3. As mãos Ad Manus 4. O lado Ad Latus 5. O Busto Ad Pectus 6. O Coração Ad Cor 7. A Face Ad faciem A obra é impressionante pela sua capacidade de transportar os ouvintes aos momentos emocionais do sofrimento de Jesus Cristo na cruz de forma incrivelmente humana e até mesmo sensual ,como define Don Vittorino Johannes-critico musical responsável pela Cúria da Arquidiocese de Milão.

O texto do século XII de Bernardino de Chiaravalle é intenso e quase profano...
O Maestro
por Marcus Vinícius de Andrade*
Martinho Lutero é um brasileiro raríssimo. Primeiro, por ser um daqueles talentos inquestionáveis que são - infelizmente - mais conhecidos no exterior que em sua própria terra. Depois, por ser dono de uma biografia fascinante, digna mesmo de um personagem de Conrad: neto de judeu tcheco com índia e de calabrês com suíça, saiu de Alpercatas (MG) para receber o título de cidadão d
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.