31/01/2003

Para virar moda

O Ministério da Saúde escolheu a passarela do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, que acontece esta semana, em São Paulo, para o lançamento da primeira campanha do novo governo na área das DST/AIDS. O nome da campanha é "Fique Sabendo" e tem o objetivo de incentivar a população a fazer o teste de diagnóstico do HIV.
 
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que 600 mil brasileiros devem ter o vírus sem que a doença tenha se manifestado. Dessas, 200 mil já fizeram o teste, mas as demais ainda não sabem que têm o HIV e podem estar disseminando o vírus. O teste mostra se a pessoa é portadora do HIV ou não.
 
A campanha foi lançada nesta sexta, 31, pelo ministro da Saúde, Humberto Costa que concedeu entrevista exclusiva ao programa de rádio Plantão Saúde, produzido pela OBORÉ. A marca vencedora da campanha, de autoria da designer paulista Márcia Velihovetchi, foi selecionada entre 310 trabalhos apresentados num concurso nacional. A autora recebeu um cheque simbólico no "valor" de 365 camisinhas.
 
O Ministério da Saúde disponibiliza o exame gratuitamente em mais de 300 Centros de Testagem Anônima (CTA) em todo o Brasil. O resultado é sigiloso e, em caso positivo, a pessoa tem garantido o atendimento psicológico. Também é informada sobre seus direitos, rede pública de assistência e ONGs que podem ajudá-la a conviver com o vírus sem se deixar discriminar e tem acesso e direito a testes que mostram a evolução do vírus e indicam o momento certo de iniciar o tratamento com os anti-retrovirais. De acordo com dados da Coordenação Nacional de DST/Aids, a epidemia cresceu, a partir de 1999, entre homens heterossexuais e mulheres
 
Também participaram do lançamento da campanha, o Secretário Municipal da Saúde (interino), Paulo Carrara, e o coordenador do Programa DST/AIDS Cidade de São Paulo, Fábio Mesquita.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.