05/09/2001

Prefeitura vai combater acidentes de trabalho em São Paulo

Foi empossado no último dia 31 de agosto, no Palácio das Indústrias, sede da Prefeitura de São Paulo, o Comitê para Prevenção de Acidentes Graves e Fatais no Trabalho. Criado pela Secretaria de Saúde para atuar em sintonia com os 41 Distritos de Saúde da capital, o Comitê, presidido pelo médico do trabalho e sanitarista, Helio Neves, vai trabalhar inicialmente com duas categorias que registram o maior número de acidentes graves e mortes: os motoboys e os trabalhadores na construção civil.

Composto por 21 representantes de Órgãos Públicos, Fundações, Universidades e entidades de trabalhadores, o Comitê terá o papel de debater as questões referentes aos acidentes de trabalho e propor soluções para conter o elevado número de acidentados na cidade.

Segundo a prefeita Marta Suplicy, que empossou o grupo, o que motivou a criação do Comitê foi a constatação de que os acidentes de trabalho podem ser prevenidos através de ações educativas e de fiscalização. “Para isso, já estão sendo capacitados 15 profissionais da Secretaria de Saúde que vão investigar as causas dos acidentes e trabalhar vinculados aos 41 Distritos de Saúde da capital.”

Também presente à solenidade, o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Jorge, afirmou que a iniciativa de criação do Comitê é importante porque inaugura no Brasil um trabalho forte de vigilância epidemiológica em relação às doenças e acidentes graves e fatais no trabalho. “ Agora, cada caso de acidente grave ou mortes vai ser objeto de investigação epidemiológica. Uma equipe vai se deslocar para saber o que aconteceu e o que deixou de ser feito, tirar ensinamentos para medidas preventivas e legislativas para evitar futuros casos.”

Tendo como foco inicial os motoboys e os trabalhadores na construção civil, o Comitê vai trabalhar em parceria com a Secretaria da Habitação e Secretaria dos Transportes. “Como é a Secretaria da Habitação que dá os alvarás para construções, ela pode nos ajudar no trabalho de difundir a prevenção de acidentes no setor. Da mesma forma, é importante uma ação conjunta com a Secretaria dos Transportes para pensarmos juntos a questão dos acidentes no trânsito”, afirmou na ocasião o presidente do Comitê, Helio Neves.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou à prefeita Marta Suplicy, proposta de Projeto de Lei que cria faixas exclusivas para motociclistas e proíbe a circulação de motos nos corredores entre os carros. Os acidentes de trabalho matam por ano, em São Paulo, mais de 700 trabalhadores. Cerca de 250 são motoboys, outras centenas de pessoas são vítimas de atropelamentos envolvendo motocicletas.

Integrantes do Comitê

Secretaria Municipal da Saúde
Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada
Presidente do Comitê
- Helio Neves

Coordenadoria de Epidemiologia e Informação
- Marcos Drumond Júnior

Distrito de Saúde
- Sandra Fihlié Barbeiro

Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano
- Eladir Flores Foschini

Secretaria de Implementação das Subprefeituras
- Maria do Carmo César Pires

Companhia de Engenharia de Tráfego
- Antônio Sérgio Melo Barbosa

Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho
- Herval Pina Ribeiro

Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho
- Ana Francisca Moreira de Souza

INSS - Superintendência de São Paulo
- José Serapião Júnior

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
- Sônia Maria José Bombardi

Ministério do Trabalho e Emprego - Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo
- Noé Dias de Azevedo

Secretaria de Estado da Saúde
- Koshiro Otani

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública
- Anelise Botelho

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
- Bernadette Cunha Waldvogel

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
- Marco Antônio G

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.