03/11/2022

Prêmio Jovem Jornalista reúne grupos vencedores em Audição Pública na Câmara Municipal de São Paulo

Os quatro grupos estudantis vencedores da 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) participaram de Audição Pública e Diplomação no último dia 24 de outubro, na sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo.

Dirigido a estudantes universitários da graduação em Jornalismo, o Prêmio Jovem Jornalista chegou à 14ª edição desafiando os participantes a tratar do tema “ Os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir ”. Foram 112 propostas recebidas de 226 estudantes e 101 professores de 79 faculdades de jornalismo de todo o país.

A Comissão Julgadora, formada por Dácio Nitrini, Marina Atoji, Aline Rodrigues, Giuliano Galli e Ana Luisa Zaniboni Gomes escolheu quatro pautas a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. As equipes vencedoras receberam microbolsas de R$ 1.500,00 para desenvolver suas reportagens.

Duranta a Audição Pública e Diplomação, os autores e autoras apresentaram suas reportagens e detalhes do processo de pesquisa, apuração e produção dos materiais jornalísticos finais.

Veja abaixo as reportagens produzidas pelos grupos vencedores:

– A terra que grita por vida
Aluna: Bruna de Souza Santos (Universidade Federal do Cariri)
Professor orientador: Luís Celestino de França Júnior
Jornalista mentor: Rodrigo Alves

– Vozes amazônidas
Alunos: Ana Vitória Monteiro Gouvêa, João Pedro Freitas Ataíde dos Santos e Leandro Lima de Souza (Universidade Federal do Pará)
Professora orientadora: Celia Regina Trindade Chagas Amorim
Jornalista mentor: Paulo Oliveira

– Da lama ao caos: a dor que não tem nome – mas tem cor – e a tragédia anunciada das mudanças climáticas em Pernambuco
Alunos: Carina Barros Lins, Paulo Leandro Mota do Nascimento e Gabriela da Silva de Andrade (Universidade Federal de Pernambuco)
Professora orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana
Jornalista mentor: Bianca Vasconcellos

– Nem pop, nem top – um drama de saúde pública no centro do agronegócio
Alunos: Mayala Tereza Fernandes, Lucas Daniel de Lima e Izabela Morvan da Silveira (Universidade Federal do Paraná)
Professor orientador: José Carlos Fernandes
Jornalista mentor: Anelize Moreira


- Conheça as reportagens produzidas

- Assista a Audição Pública e Diplomação dos grupos vencedores


Histórico

O PJJ é um concurso anual promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e realizado desde 2009 com o propósito de mobilizar estudantes de Jornalismo de todo o território nacional para a produção de pautas focadas nos Direitos Humanos. A proposta é oferecer aos jovens estudantes a vivência de um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde a definição da pauta até o gerenciamento, produção e realização final de uma reportagem, valorizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material final.

Um corpo de jurados formado por professores, jornalistas e especialistas analisa o material inscrito e seleciona as melhores propostas de pauta a partir dos seguintes critérios: relevância temática, criatividade no desenvolvimento do assunto, diversidade de fontes e viabilidade de execução. As equipes responsáveis pelas pautas selecionadas recebem ajuda financeira para desenvolvê-las jornalisticamente. Todos os grupos são, obrigatoriamente, orientados por um professor da instituição de ensino dos estudantes e por um jornalista mentor especialmente designado pelo Instituto Vladimir Herzog para acompanhar a produção das reportagens. Os grupos também devem indicar um veículo laboratorial da sua instituição de ensino que garanta a veiculação da produção realizada no âmbito deste Prêmio.

A iniciativa já mobilizou cerca de 2.500 estudantes de graduação em Jornalismo, oriundos de 188 escolas de Comunicação de 21 unidades federativas do Brasil, e 660 professores-orientadores. Já viabilizou 58 reportagens de grande envergadura investigativa produzidas por 137 estudantes de 31 diferentes escolas, envolvendo 49 professores orientadores e 34 jornalistas mentores. Todas as matérias vencedoras ao longo desses treze anos estão disponíveis para uso e divulgação livres neste site.

SERVIÇO

14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão | 2022
Promoção e organização: Instituto Vladimir Herzog
Curadoria: Ana Luisa Zaniboni Gomes
Aliança estratégica: Abraji, Intercom, OBORÉ e Ajor
Apoio: Periferia em Movimento
Atividade de premiação contou com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP), presidente da Comissão de Educação e Cultura da CMSP
Patrocínio: Google.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.