20/08/2001

Qualis Santa Marcelina lança publicações para saúde bucal

O projeto Qualis Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo, lança hoje duas publicações que auxiliarão as equipes do Programa Saúde da Família na prevenção de doenças bucais. Em virtude do elevado índice de pacientes que passaram pela triagem do Qualis e que tiveram detectadas diversas doenças nesta região, foi criado o manual "Prevenção do Câncer Bucal" e a cartilha "Saúde Bucal da Família – Gestante e Bebê". O Estado de São Paulo está posicionado em quarto lugar no mundo em casos de câncer bucal. Estima-se que 7% da população mundial tenha a doença. O Instituto Nacional do Câncer - INCA - prevê que neste ano ocorram cerca de 3.900 casos novos no Estado.

De acordo com o estomatologista e um dos coordenadores do projeto, Silvio Carlos Coelho de Abreu, o material é de grande importância para as equipes da Saúde Bucal, com relevância para o cirurgião-dentista. "São inúmeras as doenças que podem surgir na boca de um paciente. As pessoas não se dão conta dos problemas que podem aparecer e quando notam, na maioria das vezes, já é tarde. O dentista é o profissional mais indicado para detectar as doenças, e no manual procuramos detalhar as patologias bucais mais encontradas", afirma.

Somente na triagem do Qualis Santa Marcelina que atendeu 26 mil pessoas até o primeiro semestre deste ano para prevenção do câncer bucal, foi constatado que 7% dos pacientes tinham lesões com necessidade de intervenção, cirúrgica ou não. No caso dos idosos (acima de 60 anos), o número subiu para 21%. Entre os observados, foram realizados aproximadamente 1.300 procedimentos (cirurgias, biópsias e acompanhamentos) em portadores de lesões com possibilidade de transformação maligna. Um dos pontos detectados neste levantamento foi a constatação que 75% dos casos de câncer bucal estavam relacionados a homens com mais de 50 anos de idade.

As equipes de Saúde Bucal da Família realizaram, até o mês de julho, 244 grupos de orientação e prevenção do câncer bucal com a participação de 2.729 idosos. Segundo Silvio Carlos, as principais causas ligadas ao câncer bucal são o fumo, álcool, combinados ou não, atingindo principalmente língua e assoalho da boca (sob a língua) e lábios por radiação solar.

O manual também destaca que nos últimos 30 anos o câncer de boca tem aumentado e no Brasil, a cárie ainda continua ocupando o lugar de maior destaque na escala de problemas de saúde bucal, e em último lugar, nesta mesma escala, o câncer bucal, sendo o único potencialmente capaz de levar o indivíduo à morte.

A publicação, composta por textos, orientações e fotos orienta como realizar a prevenção das doenças da boca e detectar lesões graves como as ligadas ao câncer. Junto com o manual "Prevenção do Câncer Bucal" será também lançado o Guia de Auto-exame para os cadastrados Qualis Santa Marcelina.

Gestante e Bebê - Com linguagem simples e objetiva a cartilha "Saúde Bucal da Família –Gestante e Bebê", tem o objetivo de ilustrar e fixar as informações fornecidas pelas equipes do Programa Qualis Santa Marcelina. Iniciado em 1999, o atendimento às crianças com idade entre zero e cinco anos, chamado “odonto-bebê”, já alcançou 18.669 bebês ( 77% de cobertura ), em acompanhamento preventivo e curativo, dos 24.302 bebês cadastrados nas Unidades de Saúde da Família Qualis Santa Marcelina.

A região Leste conta com sete unidades do Qualis Santa Marcelina com equipes de Saúde Bucal da Família. Dos 26 postos de atendimento, 18 realizam ações preventivas nesta área, mesmo sem equipamento odontológico. O trabalho tem se mostrado eficiente nos levantamentos em campo, quando a equipe de saúde bucal detecta o problema, faz orientações preventivas e o agente comunitário de saúde faz o reforço da informação nas residências por meio de visitas domiciliares.

O resultado desse trabalho, até julho deste ano, foi de 14.880 atendimentos com acompanhamento nas Unidades sem equipamento d

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.