13/03/2001

Semana de Alerta contra a Tuberculose começa em 24.03

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo estará promovendo, de 24 a 31 de março, a Semana de Alerta contra a Tuberculose. O objetivo é chamar a atenção da população e dos profissionais da saúde para a doença que mata anualmente, cerca de 1600 pessoas no Estado de São Paulo. Estão previstas apresentações diárias da montagem cênica "Os Amantes d’Achiropita no Combate à Tuberculose", em estações do metrô, parques e locais de grande concentração.

Ainda como parte da programação, será apresentado, no Theatro São Pedro, o espetáculo "Noel Rosa: um minuto de silêncio", promovido pela ONG Combate TB, sobre a vida e obra do compositor Noel Rosa, falecido prematuramente aos 26 anos, vítima de tuberculose. A idéia, segundo os organizadores, é mostrar que na época em que o compositor morreu não havia cura, mas hoje é inadmissível morrer de tuberculose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença que provoca o maior número de mortes evitáveis em todo o mundo. No Estado de São Paulo ocorrem cerca de 18 a 19 mil novos casos por ano que resultam em cerca de 1600 óbitos. Diagnosticada a tuberculose, o tratamento deve ser realizado com a ingestão diária de medicamentos durante, pelo menos, seis meses, e não pode ser abandonado, mesmo que o doente apresente melhoras após algumas semanas.

“A meta do programa para 2001 é obter 85% de curas para o Estado”, diz a coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, drª Vera Galesi. Com a preocupação de reduzir os índices de abandono, a Secretaria vem orientando os serviços de saúde para que realizem o tratamento supervisionado. Este tratamento consiste no acompanhamento do paciente, observando diretamente se ele está tomando os medicamentos

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.