13/08/2003

Seminário reúne gente da terra na ECA-USP

O Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP) e a OBORÉ realizaram, na manhã da segunda-feira (11), o Seminário "Comunicação a serviço do Brasil Rural: experiências, dilemas e perspectivas" . O evento, além de fazer parte das festividades de 25 anos da OBORÉ, também comemorou os 40 anos da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e os 10 anos do programa de rádio "A Voz da Contag". Contou com o apoio do NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvovimento Agrário (MDA) e reuniu cerca de 90 pessoas no Auditório Freitas Nobre.

Além de debater experiências e caminhos percorridos pela comunicação popular no Brasil, este foi um raro encontro entre pesquisadores, dirigentes, profissionais e estudantes com o propósito de descobrir rumos e perspectivas da comunicação voltada para e produzida pelos trabalhadores rurais.
Seminário teve início com homenagem a Jair Borin.
A partir da esq., José Coelho Sobrinho (ECA-USP), Silvia, viúva de Borin,
Sergio Gomes (OBORÈ) e Caio Galvão França (NEAD)
Uma homenagem póstuma ao professor Jair Borin, marcou o início das atividades. O professor Plínio de Arruda Sampaio, coordenador do grupo que está elaborando o 2º Plano Nacional de Reforma Agrária, lembrou o amigo em emocionante mensagem gravada. Depois da fala, que teve ao fundo a música "Canto em qualquer lugar", de Ná Ozetti e Itamar Assumpção, interpretada por Monica Salmaso, foi feito um minuto de silêncio. Silvia, viúva de Borin, ouviu, emocionada, os amigos, como o professor Ismar de Oliveira Soares, do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, o professor Hamilton Octávio de Souza, da PUC/SP, o Chefe do Departamento de Jornalismo, José Coelho Sobrinho, e Américo Kerr, presidente da ADUSP (Associação dos Docentes da USP) lembrarem o exemplo e o profissionalismo do professor, falecido no mês de abril.

O evento também foi marcado pela apresentação do convênio a ser brevemente assinado entre a ECA/USP e a OBORÉ, formalizando a parceria há anos estabelecida entre ambas na realização de atividades de extensão acadêmica, na área da comunicação popular.
Essa cooperação prevê, entre outros itens, a reforma do estúdio-laboratório de rádio do CJE, transformando-o em um importante centro de formação para os estudantes de Jornalismo e para os comunicadores das rádios comunitárias e cidadãs do Brasil. Esse importante projeto já conta com o apoio e parceria da Radiobrás, INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), Radio Popolare de Milão, Network Popolare e Universidade de Siena, na Itália.
Editor da Revista Sem Terra, Hamilton de Souza (esq.) e Antonio Canuto (dir.) da CPT,
participaram da mesa "A vez e a voz dos trabalhadores
do campo". No centro, Sergio Gomes
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.