14/05/2003

Sessão Solene na Câmara irá inaugurar Semana das Rádios Comunitárias

Um convite a todos os interessados na democratização da comunicação: no próximo dia 19 (segunda-feira), às 19h, uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo faz uma  homenagem às Rádios Comunitárias, dando início à Semana das Rádios Comunitárias - de 19 a 24 de maio.
 
O ato é de apoio ao projeto de lei 145/01, dos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), que dá autorização à prefeitura para regulamentar as rádios comunitárias, ou seja, para que elas funcionem na Capital sem medo da repressão da Polícia Federal. O projeto, que está em trâmite há dois anos na Câmara, foi aprovado por unanimidade em todas as comissões e está com a votação prevista ainda para esse semestre. A Sessão Solene tem importante papel para apressar essa votação.
 
Além da homenagem às rádios comunitárias e do apoio ao projeto de lei, o ato será, ainda, contra o jabá nas rádios e contra a repressão às rádios comunitárias que continuam sendo lacradas e tendo equipamentos apreendidos pela Polícia Federal.
 
Estarão presentes todos os simpatizantes da causa: representantes da área da saúde (precisam do apoio dos meios de comunicação locais para melhor atingirem a população mais carente), da música (sobretudo os independentes que não têm espaço nas rádios comerciais) e da educação, incluindo os representantes do projeto Educom.radio. Esse projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação  em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, vai equipar, até 2004, as 484 escolas municipais com laboratório de rádio - um passo para que cada escola ganhe sua rádio comunitária.
 
A escolha da data para as homenagens se deu pela proximidade ao Dia Nacional da Rádiodifusão Comunitária, comemorado no dia 23 de maio. Outras atividades estão marcadas para essa semana, como a caravana de aproximadamente mil pessoas que, de acordo com o Fórum Democracia na Comunicação, deixará São Paulo, no dia 20 de maio, em direção a Brasília onde acompanha, no dia 21, reunião do Grupo de Trabalho que analisa os processos de rádios comunitárias, no Ministério das Comunicações.
 
Sessão Solene em Comemoração à Semana das Rádios Comunitárias
Segunda-feira, 19h
Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 - 8º Andar - Bela Vista
São Paulo
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.