02/05/2001

Zona Leste ganha biblioteca comunitária

Foi inaugurada, no último dia 21 de abril, no bairro de Ermelino Matarazzo, a biblioteca comunitária da Escola Estadual Condessa Filomena Matarazzo.

Contando com um acervo de mais de 10 mil livros, entre didáticos, literários, infantis, enciclopédias e universitários, a “Biblioteca Paulo Freire”, como foi batizada, oferece ainda uma grande quantidade de apostilas, revistas, jornais e boletins atuais.

A iniciativa faz parte do Projeto Integrar pela Educação, que tem como objetivo “dar novo sentido a educação feita nas escolas”. São responsáveis pelo projeto, a Escola Filomena Matarazzo, a Escola Municipal Antonio Carlos de Andrada e Silva (São Miguel Paulista), a Ação Comunitária Paroquial de Itaim Paulista, o Núcleo Cultural Força Ativa (Cidade Tiradentes), a Associação Ética e Arte na Educação (Vila Progresso), o Fórum de Educação da Zona Leste e, ainda a ONG Ação Educativa.

A proposta é que o espaço seja totalmente diferente do que são hoje as bibliotecas públicas. Para isso, serão realizadas diversas atividades com música, teatro, dança, saraus e leituras em grupo. Além de disponibilizar o acervo, a biblioteca visa estimular novas formas de pesquisa e aprendizado, proporcionando assim, um local onde os freqüentadores possam desenvolver suas idéias e habilidades.

A previsão é que a biblioteca fique aberta para a comunidade todos os sábados e domingos, inicialmente, das 10h às 16h. Para a ampliação do acervo, a escola estará recebendo doações, inclusive de livros usados. Para doar, basta entrar em contato com um dos monitores que estarão na biblioteca nos finais de semana.

Além da biblioteca, a escola possui uma sala de cinema chamada “Cinéfiló”, com uma programação mensal, que exibe filmes nos finais de semana. São quatro sessões, duas aos sábados e duas aos domingos, sendo a primeira às 16h e a segunda às 18h30min.

A E.E. Condessa Filomena Matarazzo fica na Av. Paranaguá, 472 – Ermelino Matarazzo. Fone: 206-4188 – E-mail: Filomena@filomenamatarazzo.com.br

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.