19/06/2024

Avaliação e feira de amostras marcam encerramento do 16º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

No sábado, 15 de junho, a Sala Sérgio Vieira de Mello da Câmara Municipal de São Paulo foi palco do último encontro do 16º curso "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" - módulo do Projeto Repórter do Futuro dedicado a discutir temas ligados à vida da cidade. Na programação, além da avaliação sobre o percurso e a diplomação dos participantes, houve o momento da exibição das 12 reportagens produzidas na fase final do módulo, a chamada "Operação Ponto Final".

As produções abordaram temas como saúde de pessoas transsexuais no sistema público, violência policial em Heliópolis, os impactos das mudanças climáticas na cidade e políticas de combate à fome em São Paulo, por exemplo. As reportagens selecionadas deste módulo integrarão a terceira temporada do programa Programa Repórter do Futuro, exibido na Rede Câmara São Paulo, fruto de acordo operacional entre as instituições. Saiba mais aqui.

Participantes do 16º módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" mostram diploma para foto. Foto: Thaís Manhães.

Participaram da avaliação e diplomação Gustavo Costa Dias, presidente da Escola do Parlamento, Regina Vallado, coordenadora da Escola do Parlamento, Sergio Gomes e Ana Luisa Gomes, diretores da OBORÉ, e Ronald Sclavi, coordenador pedagógico do módulo.

Houve ainda um bate papo com os estudantes sobre o processo de criação das reportagens. Na avaliação dos coordenadores, a qualidade dos trabalhos exibidos refletiu o compromisso dos alunos com sua aprendizagem, além do intenso trabalho e dedicação que tiveram ao longo do curso. “Foi uma das melhores turmas que já passaram pelo Projeto”, destacou Sergio Gomes, em sua mensagem de despedida.

Um curso que ajuda a decifrar a cidade
Entender os principais temas que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo é vital para quem pretende ser repórter. O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que neste ano completou 16 edições, aposta na prática reflexiva da atividade jornalística a partir da cobertura do funcionamento da cidade.

Os encontros ocorreram entre os dias 6 de abril e 15 de junho, sempre aos sábados pela manhã. Neles, os 28 estudantes selecionados participaram de Conferências de Imprensa com convidados destacados em suas áreas de atuação, seguidas de coletivas de imprensa – momento em que os alunos vivenciaram situações muito comuns do cotidiano profissional.

Na metodologia especialmente desenvolvida para este projeto de formação, os estudantes também foram estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e receberam orientações por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.

O módulo também propôs a realização de uma reportagem de fôlego sobre um ou mais temas discutidos ao longo do curso e produzida em duplas - a “Operação Ponto Final”, cuja audição pública ocorreu neste encontro de encerramento.

O módulo, que é promovido pela OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, teve neste ano o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; Escola da Cidade - EC; Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP; Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC. A coordenação pedagógica da 16ª edição foi dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes.

Sobre o Repórter do Futuro
Projeto de formação iniciado em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação. É a chamada Operação Ponto Final, que neste módulo sobre a cidade de São Paulo é desenvolvida em duplas no bairro de livre escolha dos estudantes.

As produções em vídeo originadas da operação Ponto Final são transmitidas no programa Repórter do Futuro exibido todas as segundas-feiras, às 16h30, no canal 8.3 da TV aberta digital e pelo site da Rede Câmara. A iniciativa nasceu para destacar o trabalho dos participantes do Projeto Repórter do Futuro e é fruto de um acordo operacional entre a OBORÉ, a Escola do Parlamento e a Rede Câmara TV.

A Escola do Parlamento
A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a OBORÉ constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 16 edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, treze foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

Quem participou do módulo
Ana Beatriz Avantaggiato Oliveira Silva
Beatriz Rocha Bastos Conceição
Bianca Antunes Epifânio
Bianca da Silva Azevedo
Danielle Alvarenga Vale da Silva
Emilly Cassiano
Fábia Regina R. Gonzaga Medeiros
Frederico Canal Gomes
Geovana Bosak Santos
Giovanna Massaro do Carmo
Giuliana Barrios Zanin
Guilherme Henrique de Andrade Leme
Helen Souza Couto
Helena Santos Rocha
Iago Filgueiras Cezar
Iamara Caroline Lopes da Silva
Isabel Briskievz Teixeira
João Vítor Campos Chahad
Júlia Sardinha Domingues
Karina Caetité Benevides
Larissa Gomes da Silva Ferreira
Laura Veríssimo Rangel Prevato
Luana Lima Mendes
Luiza Gabriela Silva dos Santos
Milena Vogado da Silva
Nathália Meira Ferreira
Nicole Bueno dos Santos
Nicoly Modesto Ferreira dos Santos
Pâmela Cristina de Melo Zacarias
Samuel Amaral de Oliveira
Theo Schwan V. Goulart Pereira Silva
Valentina Moreira e Cândido

Encontro de Confraternização e Seleção

Encontro com Bruno Paes Manso

Bruno Paes Manso profere aula pública inaugural do 16º curso Descobrir São Paulo

Repórter do Futuro: florestas urbanas é tema do encontro deste sábado, 27

O bom jornalismo também está desafiado a pensar cidades mais saudáveis

Sábado tem bate-papo sobre como construir uma boa reportagem

“Somos contadores de estórias” diz Jorge Araújo em bate-papo sobre práticas no jornalismo

Em coletiva, pesquisador defende necessidade de investimentos na soberania digital do Brasil

Saúde e globalização virótica é tema do encontro deste sábado, 18, no Repórter do Futuro

Feira de Amostras do 16º “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” será neste sábado, 15

Por Thaís Manhães.

Mais informações:
reporterdofuturo@obore.com
Telefone: (11) 2847.4567
Whatsapp: (11) 99320.0068.
www.obore.com

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais:
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.