29/05/2023

Correspondentes da Cidadania: aula inaugural discutirá o jornalismo e as boas práticas na abordagem de temas voltados aos Direitos Humanos

Módulo do Repórter do Futuro organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania recebeu 134 inscrições. Curso terá formato híbrido e acontece de 27 de maio a 15 de julho.

Começa neste sábado, 27, a 1ª edição do curso Correspondentes da Cidadania cujo objetivo é colaborar para a promoção e reconhecimento das diversas estruturas, competências e estratégias da política municipal de Direitos Humanos e sua rede de serviços. A metodologia da sala de aula invertida, aliada ao chamado ‘jornalismo de serviço’ - braço do jornalismo guia a audiência a agir em situações cotidianas – serão pilares do módulo.

O primeiro encontro terá como palestrantes os jornalistas Aldo Quiroga, Richard Guarani e Rosângela de Paula. Os encontros seguintes receberão Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (3/6) e Alcyr Barbin Neto, Ouvidor de Direitos Humanos (17/6).

Em seguida, acontecem os encontros temáticos com coordenadores de áreas sob a forma de palestra/entrevista coletiva entre os dias 5 e 16/6. Serão 12 no total, contemplando as diversas áreas e coordenações temáticas da SMDHC. Vale lembrar que esse mesmo grupo ficará responsável por apresentar os principais aspectos da entrevista aos demais colegas de curso, nos encontros gerais presenciais dos dias 24/6, 8/7 e 15/7.

Os participantes terão até 15 de setembro para entregar as reportagens finais. As produções serão acompanhadas pela equipe coordenadora e constarão de e-book do projeto.

O módulo desenhado no âmbito do Projeto Repórter do Futuro é gratuito com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e realização da OBORÉ, Instituto de Pesquisa e Formação em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP).

Texto de Thaís Manhães.

Saiba tudo sobre o módulo clicando aqui

Estamos nas redes. Acompanhe!

site. facebook. instagram. youtube. twitter

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.